Proteção dos olhos

Proteção dos olhos
Você sabia que 80% do que está a nossa volta é percebido pelo sentido da visão?
Pois e, pesquisas Internacionais apontam, se perdermos a visao deixamos de perceber cerca de 80% do que esta a nossa volta.Hoje 20,5% dos acidentes que ocorrem com equipes de manutencao envolvem lesoes nos olhos. Atualmente tem ocorrido lesoes simples, mas se ocorrer uma perda de visao o que faremos, alguem ja pensou nisso?Você conhece algum deficiente visual (cego) que trabalhe numa planta petroquimica?Cuidar da qualidade de vida no trabalho, preservando a seguranca e a saude e nossa responsabilidade, no entanto, o que temos feito para preservar a qualidade da nossa visao?

Participar do Programa de Saude prestando os exames solicitados e das Campanhas de Prevenção de Acidentes promovidas pelo Depto. Segurança já e um grande passo, por isso, nao mantenha-se indiferente, participe desses programas, pergunte, questione, tire suas dúvidas e, acima de tudo respeite as normas e procedimentos de segurança.

Nas nossas tarefas diarias podemos ter os olhos atingidos por: fagulhas, rebarbas, poeiras, fuligens, respingos quimicos e radiacoes luminosas intensas (raios luminosos de solda e oxicorte).

Para protegermos contra esses riscos, contamos com normas e procedimentos de seguranca e Equipamentos de Protecao Coletiva e Individual os quais podemos destacar:

  • Protetores contra radiacao luminosa;
  • Protetores contra particulas multidirecionais (fagulhas e rebarbas);
  • Protetor facial;
  • Óculos de proteçõo contra impacto;
  • Óculos de proteçõocontra respingos;
  • Óculos com lentes escuras para radiacoes luminosas.
Como vimos, ha uma serie de recursos para prevenirmos Iesoes nos olhos, basta praticarmos as orientacoes de seguranca adotadas pelo Depto. Seguranca.E nossa responsabilidade, todos os dias planejarmos as nossas atividades e praticarmos as orientacoes de seguranca para cada tarefa.

“Veja a vida com bons olhos, cuide deles hoje para nao sofrer amanha!”